sexta-feira, 17 de abril de 2009

Como Carauari mudou!!!


Acompanho cada vez mais perplexo as notícias que provém da minha estimada Princesa do Juruá. Em menos de três meses, novo secretário de saúde é convocado para dar explicações à Câmara de vereadores sob acusação de ingerência. Professores devidamente graduados, sendo substituídos por inexperientes. Contas de funcionários públicos municipais bloqueadas. Atraso no pagamento de fornecedores. Ruas cada vez mais esburacadas. E pra fechar com chave de ouro, o prefeito Chico “Lula” Costa diz não saber nada sobre o que está acontecendo.
Lendo o “Folha de Carauari”, vejo seu editor, Hilário Viana, tratando sobre os atos da nova SEMED, expressar que “Tudo isso é decorrência de uma vingança politiqueira que estava engasgada durante 16 anos”. E nesta frase encontro talvez o motivo do descaso administrativo ora percebido nestes primeiros meses: Chico “Incompetência” Costa e seu grupo se prepararam para fazer uma "vingancinha", mas esqueceram que depois dela teriam de administrar uma cidade. Ou seja, a “Situação” agora olha ao redor e se pergunta: “E agora?”
Talvez apostem em um Festival Folclórico “meia-boca” - ou algo do gênero - pra esfriar um pouco os ânimos do povo, como já demonstrado no filme “O Gladiador”, onde César sem saber o que fazer, fomentava as lutas entre gladiadores pra entreter o povo. E pra ganhar o aplauso de todos, distribuía migalhas de pão.

Talvez se esconda por detrás da crise pra justificar o motivo de não agir como prometera. Crise esta, que não existe, conforme o próprio presidente Lula. “É só uma ‘marolinha’”.

Talvez se esconda no fato de estar começando agora uma administração e precisa de tempo pra arrumar a casa. (Ué? Já desarrumaram?!).
Ou talvez, simplesmente só se esconda, pra não ter de dar explicações e se complicar mais ainda.

Espero de verdade, que este seja o momento em que as vozes dos grandes líderes ecoem em favor de Carauari. E que os velhos lobos, com seus métodos antigos sejam logo substituídos por uma nova geração que já cansou de esperar e nada acontecer.

Pois a única mudança percebida por enquanto foi a do razoável para o pior ainda!

Michael Serafim

27 comentários:

Hilário Viana disse...

Amigo Jack,
Está interessante seu comentário, obrigado pela citação do meu editorial na edição passada que repercutiu muito.
Suas palavras estão contundentes.
Continue assim. Abraços!

signa alfa disse...

[b]gostei muito de ler seus comentarios sobre a nosa querida carauari que tem gritado por socorro em tão pouco tempo de adiministração dese grupo politico.
nós que amamos esa cidade esperamos que algo seja feito e rapido
grande bj pra vc meu amigo querido sinto sua fauta

POEIRAS AO VENTO disse...

Não conheço sua cidade, mas tenho certeza que não é diferente da Capital...Para que se confirme o veredicto, basta olhar as contas publicas e o diário oficial, onde consta nome e sobrenome de um cantor de toada recebendo apos usar todas cordas vocais em comicios e, garantir por 4 anos um pezinho de meia que nós estamos bancando...

Pedro Henrique Pinheiro disse...

Nos momentos de crise, descobrimos grandes Homens...

As soluções pra tudo isso é muito simples, organização e visão ... Não um falso sorriso e mentiras desmedidas...A verda tem sempre que estar a frente de tudo ...

Espero que tomem as redias desse cavalo desgovernado ...

Porque, no final das contas quem sofre é a população ...

carauari em foco disse...

Oi, irmão Jack Serafim, ou vc esqueceu que é cristão? e como cristão te recomendo obedecer a palavra de Deus, leia em Romanos Cap. 13 vers. 02, que fala sobre a submissão às autoridades. Respeite o chefe do executivo municipal e páre de agir como um ímpio fariseu, que dar show em suas palavras no púlpito, mas o seu proceder é proceder de homem ímpio que não teme a Deus, e sobre as estradas de Carauari, se elas estão de fato esburacadas é porque o ex-prefeito, foi incompetente e não as fez com deveria ser, ou vc acha que apenas 03 meses uma rua bem feita ficaria somente os buracos, além de mais nem aqui vc tá pra ver se realmente estão esburacadas. O Secretário de Saúde, foi mesmo convocado para ir à Camara e entrou de cabeça erguida e saiu de cabeça erguida, como faz um verdadeiro servo de Deus, na educação o povo do interior também merecem ter professores graduados, ou vc acha que não? se acha que não então é discriminação... e a resposta não sou eu e sim o povo que já lhe deu, ou lhe deram no dia 05 de outubro, quando elegeram o Capitão Chico Costa, como teu prefeito, com apenas 1564 somente...

Jack Serafim disse...

Respondendo ao leitor "Diário de Carauari". Antes de mais nada, fico feliz em saber que você ganhou um EMPREGO em troca de tanta dedicação.
Sobre minha fé, não cabe a você julgar.
Sobre as notícias sobre minha cidade, são informações de domínio público (espero que vc saiba o que é isto pra entender o que estou falando).
Sobre a educação, concordo plenamente e motivo que os professores do interior tenham nível superior e outras graduações. Mas não concordo que excelentes professores da sede do município e/ou agentes de saúde sejam substituídos por pessoas com formação inferior ou inexperientes por notória perseguição política (e se é que vc realmente teme a Deus, evite a hipocrisia).
Não torço por um político, pois não deposito em homens minha confiança. Mas torço pelo bem de minha cidade e, se a autoridade que me representa na Prefeitura não age em conformidade com suas PROMESSAS, cabe a mim como CIDADÃO cobrar, pois mesmo não estando em Carauari, minha família mora aí e este é o lugar onde pretendo terminar meus dias nesta terra.
Espero de verdade que o prefeito Chico Costa consiga ajustar esses entraves iniciais, pois se assim continuar, somente irá confirmar o que vc busca negar, e quem sofre é sempre aqueles que não tem um EMPREGO como o senhor.
Não é escondido de ninguém que não confio na capacidade administrativa do Chico, mas aposto na inteligência e esforço de minha prima Suzy, que antes de mais nada, é minha amiga pessoal.
Estou sabendo agora de seu blog. Continue atualizando. Me informe sobre como está a cidade, o que está sendo feito e etc.
E por fim, o problema não está em mim ou no que digo. O problema está nas ruas, na saúde, na educação, ação social, etc...
Por isto é melhor concentrar esforços na cidade e responder quaisquer questões com trabalho. Não com palavras. Pois delas já estamos cheios.

carauari em foco disse...

Concordo com você, que o nosso povo merece coisas boas, precisa de bons administradores, sim você está certo. Agora o que não podemos é mentir, dizendo que tudo está indo de mal a pior, porque isso não é verdade, apesar da crise, quer também afeta o Amazonas e conseguintemente Carauari, O Prefeito Francisco Costa está trabalhando com muita seriedade e compromisso, para sanar os problemas de nossa cidade, problemas esses que foram herdados de outra administração a qual você também fazia parte. Em Carauari, no Amazonas, no Brasil e em todo o mundo sempre houve mazelas, e sempre existirá. Nunca existirá um administrador perfeito, onde seu governo não tenha problemas sociais ou administrativos. Nem o SENHOR JESUS nobre irmão, teve 100% de aprovação, temos quer mesmos ligados a um grupo político, não fugirmos as verdades. Creio eu no meu simples entender, quer a aprovação do povo a um homem público, vem nas urnas através dos votos. E no dia 05/10/08 o povo de nossa pacata cidade, disse nas urnas que reprovava aquela administração, votando em Chico Costa e Suzy com uma diferença considerável, para os padrões de nosso município, a causas da reprovação são varias, saúde deficiente, educação sem qualidade, pessoas perseguidas, eleitores sendo mal tratados por secretários e assessores e prefeito, pescadores sem apoio, agricultores sem incentivo por parte da administração, estradas esburacadas, jovens sem opção de entretenimento, dinheiro publico sendo gasto em obras mal feitas, e muitos outros problemas administrativos que o povo nunca vai esquecer. Se o Chico Costa maltratar o povo, automaticamente o próprio povo vai dar a recompensa. Mais isso é o tempo que vai dizer, pois é cedo ainda. E hoje a aprovação do Chico é 80% em todo o município. E eu novamente voto em Chico Costa para a reeleição. Um abraço de seu irmão Robson Froz..

Hilário Viana disse...

Em relação ao que o cidadão do Diário de Carauari, alguns itens são importantes sim.Mas porque no seu blog ele não coloca a realidade como a Folha de Carauari faz? Acredito que o mesmo não leu o livro Juruá o Rio que chora do Pe. João onde mostrava o retrato da administração entre 1989-1992 do seu "executivo" com os dias de hoje. COm a graça de Deus, foi feita uma maioria na Câmara para fiscalizar tal cidadão. No entanto, pessoas que se usufruem do dinheiro público esquecem que ele é amaldiçoado. Falo ao companheiro Jack que não ligue para pessoas que usam a Bíblia para o seu fundamentalismo religioso e se comportam como filhos de SatãGoss, pois a Palavra de Deus é para nos corrigir e não para oprimir. E o pior de tudo Jack, se vc der confiança a esse sujeito, vc estará colocando 4 anos de seu estudo de Ciencia Política na lama,enquanto que tem gente que ainda nem sequer estuda para se qualificar e tem um cargo que não encaixa no seu perfil.

Anônimo disse...

olha , o que tnho a dizer é o seguinte nossa cidade está mesmo precisando ser asfaltada, está mesmo com quedas de energcia,nossa princesinha tá quase se tornando uma fera, tenho que admitir que o atual prefeito é uma pessoa de bem e humilde juntamente com seus secretários, gente vamos parar com essa rivalidade toda e vamos se unir pra termmos uma carauari melhor!só que não podemos viver só de humildade mas sim de trabalho como o próprio governador falou!

Anônimo disse...

jack nao o conheco pessoalmente mas digo a vc q nao tente rebateras coisas.... , pois embora diga a verdade n aum eles "nao iram dar o braço a torce" pois o empreguinhooo pode estar com os anos contados ou DIAS ate meses... rsrs;;
sabe jack... imagine se essas pessoas nao tivem um misero apoio da prefeitura "emprego" eu imagino onde estariam..


abraço.

MORADOR. rua sao jacob "começo da rua"

Anônimo disse...

Eu sinceramente não consigo ler isso sem refletir em como os serem humanos são tão diferentes, e digo isto não só em questão de semelhança física, nem só também no modo de pensar, digo principalmente no tratante a postura, observação de cada um. O Jack com boas colocações e o Hilário, você também Robson, mas vocês estão sempre com a questão do gosto pelas dus pessoas "CHICO COSTA E BRUNO RAMALHO", e deixam de ver realmente a política como ela de fato acontece, com perseguições dos dois lados (ou eu estou errado?) a pessoas de muita competência, não só graduadas pois eu conheço alguns graduados que eu só lamento uma instituição dar posse de um diploma para uma pessoa que não consegue aprovação nem em um concurso para vigia. Robson você foi feliz em lembrar que o Chico Costa foi eleito em sua maioria com votos que vieram de pessoas que acompanhavam o Bruno há muitos anos, isso mostra a força que a população tem, e não vai ser diferente nas próximas eleições que vierem pela frente. torço muito para que o atual prefeito melhore sua administração porque tanto eu quanto outras pessoas iremos ganhar com qualquer que seja o administrador que trabalhe em função da população, votei no Chico mas votaria contra se fosse ou se for preciso, queremos o melhor pra cidade, achávamos que era o Chico e se não for veremos outros, e outros, e outros......
Sandro Araújo Ricardo

Unknown disse...

vc não acha que só olham pro lado ruim e esquecem o que de bom chici]o costa ja fez acho melhor que não substime ele pois ele é o prefeito do povão

Anônimo disse...

O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou o ex-prefeito do município de Carauari (AM) Bruno Luis Litaiff Ramalho a devolver o valor atualizado de R$ 158.496,00 ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O ex-prefeito não prestou conta de recurso público federal para comprar embarcação a motor destinada exclusivamente ao transporte de alunos matriculados no ensino público fundamental. Além disso, auditoria do Tribunal constatou que os recursos foram sacados com cheque avulso sem nome do destinatário, a nota fiscal apresentada não indicava vinculação com o convênio e a embarcação apresentava avanço no estado de degradação, incompatível com uma embarcação nova (moradores ribeirinhos informaram que o barco já fazia viagens para Carauari há muitos anos).
Ramalho também terá de pagar multa de R$ 7 mil aos cofres do Tesouro Nacional pelas irregularidades. Já foi autorizada cobrança judicial da dívida. O TCU encaminhou cópia da decisão à Procuradoria da República no Estado do Amazonas para ajuizamento das ações civis e penais cabíveis. Cabe recurso da decisão. O ministro Augusto Sherman foi o relator do processo.


Serviço:
Dispomos de cópias do relatório, voto e decisão.
Acórdão nº 4245/2009 - 1ª Câmara
TC - 014.149/2007-6 vc acha que carauari merece um prefeito desse?

Unknown disse...

vc acha ki carauari merece um prefeito desse o povo disse ki não ao eleger CHICO COSTA como prefeito com a diferença de 1564 votos de diferença...

Anônimo disse...

vc tem é inveja por ele em pouco tempo de administração fez muita coisa por carauari, o Bruno fazia é umilhar as pessoas .
e se Deus quiser chico costa vai se reeleger e vc vai até chorar
chico costa é um homem umilde enquanto vc falam mau dele ,ele continua se superando e lutando pelo povo falow
arrocha chico costa

Anônimo disse...

Colocam aí no jornal barato de vcs que o safado do ex-prefeito deixou um rombo no INSS de mais de 8 milhões de reais e que o predio da representação de carauari era dele e que o lalau alugava, fala também que todos aqueles maquinários que realizavam as obras na cidade e nas comunidades também eram dele, fala que desde a luz da casa dele era a prefeitura que pagava, dentre muitas outras coisas que vcs pensam que as pessoas não sabem das falcatruas daquele bandido, e vcs vão tomar vergonha nessa cara e vão arrumar e serviço pra fazer em vez de ficarem fazendo o papel de besta tentando fiscalizar o prefeito que para isso tem os vereadores e além do mais vcs vão ter que engolir o Chico Costa por muito tempo porque depois desse mandato será ele novamente o prefeito de carauari! Porque é ele o prefeito do povo! E é dele que o povo gosta, resposta para isso foi o banho que o ex-prefeito levou dele no dia 06 de outubro de 2008! Tá bom ou querem mais???

Anônimo disse...

Vocês ficam falando que a cidade está toda esburacada, tem razão de está dessa maneira se o safado do ex-prefeito só manda colocar nas ruas borra de asfalto pra poder roubar mais,aí vcs ficam dizendo que a culpa é do prefeito Chico Costa, tomam vergonha, porque em dois anos uma cidade bem pavimentada não fica esburacada, isso tudo aí é herança do ex-prefeito para vcs puxa-sacos!

Anônimo disse...

Em relação a falta de energia, na epoca do ex-prefeito lembro-me que ficavamos de semana sem energia, era uma crise total, e vcs são tão burros que nem ao menos sabem que o prefeito não tem nada a ver com a empresa que fornece a energia eletrica, aqui em manaus é um caus total, vcs tem é inveja do nosso querido prefeito Chico Costa, já era Bruno Ramalho, do Ramalho só restou o ramo seco e muita divida pra prefeitura de carauari pagar, isso é o que vcs teriam que passar pra população de carauari e não faltar com a verdade, porque se tem alguém que falta com a verdade esse alguém não é o grupo do Chico e sim o grupo dos desesperados do ex-prefeito!

roberta disse...

vcs falam que o robson tem um emprego pq ele é um puxa saco e vcs da administração passada que passaram 16 anos ganhando sem trabalhar, foi só pegar uma peia feia que foram todos embora pq a teta secoooouuu.

Anônimo disse...

Vcs acham mesmo que o Bruno queria que o Esmeraldo ganhasse, tendo ainda o Chico Deputado como vice???
Meus amigos, ninguém em sã consciência iria querer isso... Vcs acham que o Bruno investiu naquela campanha o que ele investiria se fosse candidato???
Não moro mais em Carauri, por isso não vou julgar ninguém, mas as notícias que ouço não são boas... Sinto uma nostagia negativa, lembro-me do tempo em que a mamãe amarrava uma sacola nos meus pés pra mim atravessar um lamaçal enorme para ir a escola... tempos sombrios, tomara que não volte mais...

Anônimo disse...

Comando esta voltando se preparem coja ruim pra sair da prefeitura seus ladrões

Anônimo disse...

Como um prefeito que ganhou com a maioria dos votos precisa de um segurança "prefeitinho de merda abre teu olho que todos sabem como foi q vc ganhou essa politica => comprando voto seu ladrão).

Anônimo disse...

todas as dificuldades que o atual prefeito tá passando, tudo é culpa do ex prefeito, todas as dividas que ele deixou, contas bloqueadas, e muito mais, se Deus quiser o atual prefeito vai se reeleger e vai consiguir se reeorganizar!

Sidney disse...

É humilhante para nós CARAUARIENSES vermos a que ponto chegou uma adiministrção que tanto o povo torcia para dar certo.Muito bom seus comentarios, parabéns!!!!!!!!

Anônimo disse...

Eu sou carauariense, tenho coragem de ir em carauari dia 07/10/12, para fazer uma unica coisa votar no numero 15 Bruno Ramalho sem sombra de duvida ele é o melhor para carauari e olhe que tenho certeza do que estou falando pois carauari so foi a princesinha do amazonas quando bruno foi prefeito da mesma, e será novamente, a fila anda senhor Chico Costa vá para o fim da fila. my name is tucaninho

Anônimo disse...

Chico Costa pesa pra sair...kkkkkk

Anônimo disse...

Concordo com vc Jack, pois te conheço bastante, e vc Robson froz parou de andar bebado? acho que sim, pois quase morreu em umas de suas aventuras, já que vc defende tanto seu prefeito peça que ele faça apenas seu trabalho com responsabilidade, ai sim vc terá moral para falar dele.

Pergunta de prova Robson, vc sabe quanto o senhor Chico Costa terá que devolver as cofres publicos ?