quinta-feira, 23 de abril de 2009

Suprema “Lady Katy*”


“Se discutiu claramente e eu trouxe razão. Vossa Excelência... talvez Vossa Excelência esteja faltando às sessões” disse Mendes. "Vossa excelência me respeite. Vossa Excelência está destruindo a Justiça deste País e vem agora dar lição de moral em mim. Saia à rua, ministro Gilmar. Faça o que eu faço", afirmou Barbosa. "Vossa Excelência me respeite", afirmou Mendes. "A discussão está descambando para um campo que não coaduna com a disciplina do Supremo" disse Marco Aurélio. Barbosa continua “Vossa Excelência quando se dirige a mim não está falando com os seus capangas do Mato Grosso, ministro Gilmar. Respeite”. Mendes: “Ministro Joaquim, Vossa Excelência me respeite”.

Nem mesmo as muitas “Excelências” foram capazes de amenizar o todo de uma discussão que saiu do campo da razão para acusações pessoais e impróprias para a mais elevada instância da Democracia brasileira: o Supremo Tribunal Federal.

Com poderes superiores ao do próprio presidente da República, o STF, atualmente é composto por premiados e preparados magistrados que, em diversas ocasiões tem julgado sobre as mais complexas causas, sendo reconhecida por sua sobriedade e credibilidade nacional.

Porém, nem mesmo a mais alta corte, ficou isenta de ânimos rebaixados.

A discussão entre o Ministro Joaquim Barbosa e o presidente da STF Gilmar Mendes, certamente não passará despercebida, já que macula a imagem de nossa mais importante instituição.

Ao final da sessão, o Ministro Barbosa foi para casa, outros oito ministros, reunidos por 3 horas, chegaram a cogitar uma advertência ao colega, porém, uma nota de apoio ao presidente pareceu menos traumático. Eis o teor da nota: “Os ministros do STF que subscrevem esta nota, reunidos após a Sessão Plenária de 22 de abril de 2009, reafirmam a confiança e o respeito ao Senhor Ministro Gilmar Mendes na sua atuação institucional como presidente do Supremo, lamentando o episódio ocorrido nesta data”.

“O texto é assinado por oito dos 11 ministros do STF: Celso de Mello, Marco Aurélio Mello, Cezar Peluso, Carlos Ayres Britto, Eros Grau, Ricardo Lewandowski, Carmen Lúcia e Menezes Direito. Não assinaram a nota somente os envolvidos na polêmica, Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa, além de Ellen Gracie, que está fora do Brasil.” (G1, em 23/04/2009).

Uma retratação será o mínimo que ambos poderão realizar, após uma conversa mais racional para aparar as arestas. Quem diria que o Supremo um dia seria afetado pela síndrome da “Lady Katy*?!

E agora?


* Lady Katy é uma personagem do programa de TV Zorra Total, da Rede Globo, que apesar do alto status social, não perde os trejeitos de suas “raízes”.

Um comentário:

Hilário Viana disse...

Essa Lady Katy, remete a uma pessoa daki ne? rrsrs