terça-feira, 12 de maio de 2009

Perseguição em Carauari?


Cristóvão Nonato, jornalista, um dos melhores, foi alvo de um ato de intimidação, face sua atuação contra os ditos "peixes-grandes" do Amazonas. Antes atuando na área jornalística da TV Cultura (que é mantida - e mal - pelo Governo do Estado), sendo inclusive um dos apresentadores do Programa Roda-Viva, na qual muitas pessoas com rabo preso sempre temeram, fora, depois de não se submeter à pressões ditadoriais e políticas, despedido, estando atualmente militando como secretário executivo do Sindicato dos Jornalistas do Amazonas. Após ter seu carro incediado e posteriormente rabiscado com a promessa de que os criminosos que fizeram tal ato voltariam, o Sindicato tomou a iniciativa de fazer uma coletiva à imprenssa. Todos estavam lá, inclusive a equipe da TV Cultura, que ao chegar na sede da emissora, não pôde veicular a coletiva. "Como é possível que isto aconteça?" pode perguntar alguém. Na verdade, isto acontece todos os dias. Em todos os lugares e com muitas pessoas. O que diferencia é como cada pessoa concebe essa agressão. Uns se calam - e são maioria - e esperam que alguém tome uma providência. Outros se calam também, e perdendo as esperanças, perdem também até a dignidade. Alguns não se calam, e acabam sofrendo. E o pior de tudo: sozinhos. E por mais que desejem o contrário, sempre há os que se unem ao "é melhor você parar com isso, gostamos de você mas não podemos fazer nada". Podem sim. Só são omissos. Casos como o de Cristóvão não poderiam passar desapercebidos. Mas passam, "afinal a vida é dele", alguns justificam. Casos como o do Hilário em Carauari, que prestando um serviço estremamente relevante, pra não dizer único e corajoso, já que é algo voluntário, surgido do coração de um visionário que acredita no conhecimento pra prosperar, através do Folha de Carauari, vem sendo duramente pressionado por pessoas que ilusioriamente acham que são "donas do poder", afim de que encerre seu jornal e seus pensamentos. Não diferente, isto se estendeu também a mim. E desta vez, familiares muito queridos, temem que eu continue a escrever, já que "recadinhos" - que não são de amor - chegam de todos os lados, ameaçando inclusive quem não tem nada haver. Mas quero tranquilizar minha família e meus amigos: O grupo político que agora está no poder é contra a ditadura! Não perseguem ninguém! Bate na madeira três vezes quando se falar em perseguição, pois isto não existe! Isto era coisa da administração anterior! Ou seja, pode continuar escrevendo a vontade meu amigo Hilário, você não será perseguido. Aliás acho que de tão motivadores do pensamento livre, acho que nem vão cobrar nada de impostos ao jornal. Talvez até paguem o jornal - o que acharia uma idéia louvável - pra cobrir as ações da Prefeitura (pelo menos eu acho que deva estar acontecendo algo). Carauari agora é um verdadeiro Éden. Viva o pensamento livre! Viva a responsabilidade! Viva quem não se cala diante do terror. Viva os Cristóvãos, Hilários e tantos outros que não vivem sob a sombra ainda mais perigosa do silêncio.

2 comentários:

Hilário Viana disse...

Obrigado amigo Jack. Deus te dê o dobro! Abraços!Sinal que não estou sozinho.

POEIRAS AO VENTO disse...

Eu sempre tive a impressao da referida tv ser administrada pelo governo. Isso pode, isso nao pode, isso nao pode, só seu eu deixar...

Por que será hein?

Seráeu uma "burralda" como se expressava minha vó? rsrsrsr